quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Água Viva



Água Viva foi umatelenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 9 de agosto de 1980. Escrita porGilberto Braga, com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma(que acumulou a direção geral) e Paulo Ubiratan, teve 161 capítulos.

Trama/ Personagens:


- Os irmãos Miguel (Raul Cortez) e Nélson Fragonard (Reginaldo Faria) brigam pelo amor da mesma mulher. Ela é Lígia (Betty Faria), mãe de dois filhos, que não mede esforços para ascender socialmente.


- Miguel é um cirurgião plástico de sucesso e que não concorda com o estilo de vida do seu irmão. O cirurgião é casado com Lucy (Tetê Medina) e tem uma filha chamada Sandra (Glória Pires). No início da história, Lucy morre numa explosão de lancha, deixando Miguel viúvo. Sem saber do envolvimento de Lígia com Nélson, Miguel acaba se apaixonando por ela.

Miguel
- Nélson é o irmão mais novo de Miguel, que nunca trabalhou e vive de renda. Ele é um campeão de pesca com várias amizades influentes, que, um dia, perde tudo o que tem e é obrigado a reconstruir sua vida. Lígia se apaixona por Nélson, mas não imagina que ele perdeu toda a fortuna.
Nelson e Miguel

- Outra trama importante na novela é o drama da menina Maria Helena (Isabela Garcia). Ela fica assustada com a possibilidade de deixar o orfanato onde passou grande parte da sua vida. A assistente social Suely (Ângela Leal) é a única amiga de Maria Helena. No decorrer da história, ela consegue descobrir que a menina é filha de Nélson Fragnard. Ao saber disso, Lígia decide adotar a menina. Apenas nos últimos capítulos, Nélson descobre que é o pai de Maria Helena.
 


- Um personagem marcante na trama é a excêntrica milionária Stella Simpson (Tônia Carrero), que tenta esconder de todas as formas os problemas financeiros que enfrenta. Ela é amiga de Miguel e Lourdes Mesquita (Beatriz Segall).



- Uma história de amor que fez sucesso na trama foi o romance entre Janete (Lucélia Santos) e Marcos (Fábio Jr.). Janete é uma jovem de personalidade forte e batalhadora. Ela discorda completamente da situação econômica dos seus pais, que passaram a vida inteira dependendo financeiramente da sua tia Irene (Eloísa Mafalda).


- Lourdes Mesquita (Beatriz Segall) é a vilã da novela. Ela é mãe de Marcos e tenta de todas as formas afastar o seu filho de Janete. Lourdes consegue provas de que Ewaldo (Mauro Mendonça), pai de Janete, está envolvido com contrabando. A vilã passa a chantagear a namorada do filho, porém Janete se recusa a abandonar Marcos. Lourdes acaba denunciando Ewaldo, que vai parar na prisão.


- Nos últimos capítulos, Miguel é assassinado, criando um clima de suspense na trama e ajudando a manter o alto índice de audiência. No final, descobre-se que o assassino é Kleber Simpson (José Lewgoy). O criminoso havia sido tutor de Miguel e Nélson. O motivo do assassinato foi que Miguel descobriu que Kleber estava envolvido na perda dos bens de Nélson. No final da história, Kleber termina preso e escrevendo um livro sobre as suas memórias.


- A novela tratou também de um tema polêmico na época, a moda do topless nas praias do Rio. Personagens como Beth, interpretada por Maria Padilha, apareceram sem o sutiã do bíquini. As cenas procuravam retratar as diferentes reações da população, algumas até agressivas, com relação a esse comportamento.
 
Produção:


- A abertura da novela Água viva apresentava várias imagens de pessoas praticando windsurf. A novela contribuiu para a popularização do esporte, que era destacado pelo personagem Nélson Frognard. A abertura teve criação de Hans Donner, Ricardo Martins e Victor Abdelnur.
 
Curiosidades:


- Água viva marcou a estréia do ator Raul Cortez na TV Globo.


- A colaboradora Leonor Bassères lançou o livro Água viva, duas semanas antes do final da novela. O livro foi inspirado nas 3.200 laudas escritas pelo autor Gilberto Braga.


- Manoel Carlos foi convidado por Gilberto Braga para assumir a co-autoria da trama a partir do capítulo 57.


- A atriz Beatriz Segall interpretou a sua primeira grande vilã na televisão, a personagem de Lourdes Mesquita.


- Durante uma gravação na praia de Ipanema, no posto 9, as atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda e Glória Pires tinham que gravar uma cena em que faziam topless, mas algumas pessoas protestaram e tentaram agredir a equipe da novela. A cena teve que ser gravada na praia de São Conrado.


- Gilberto Braga batizou de Janete a personagem de Lucélia Santos em homenagem a sua amiga Janete Clair.


- A história foi vendida para cerca de 20 países, entre eles: Canadá, Paraguai, Argentina, Venezuela e República Dominicana, onde foi grande sucesso de audiência. Na Itália, também se transformou em livro.


- Em Portugal, Água viva fez muito sucesso. A atriz Betty Faria conta que a personagem Lígia mexeu com a cabeça das mulheres portuguesas, que eram muito fechadas na época devido ao longo período da ditadura de Salazar. Na trama, a personagem se separava do marido e ia trabalhar para se sustentar. De acordo com a atriz, o comportamento da personagem provocou uma verdadeira revolução na mentalidade feminina em Portugal.


- A novela foi reapresentada a partir fevereiro de 1984, em Vale a pena ver de novo.

Trilha Sonora:


- A trilha nacional da novela fez um enorme sucesso. O tema de abertura foi Menino do Rio, música de Caetano Veloso, cantada por Baby Consuelo. Quem não se lembra de "Menino do Rio/ Calor que provoca arrepio/ Dragão tatuado no braço/ Calção corpo aberto no espaço/ Coração, de eterno flerte/ Adoro ver-te.../ Menino vadio/ Tensão flutuante do Rio/ Eu canto prá Deus/ Proteger-te.../ O Havaí, seja aqui/ Tudo o que sonhares/ Todos os lugares/ As ondas dos mares/ Pois quando eu te vejo/ Eu desejo o teu desejo.../Menino do Rio/ Calor que provoca arrepio/ Toma esta canção/ Como um beijo..."? Outro destaque da trilha era Realce, de Gilberto Gil, tema da personagem Lígia, interpretada por Betty Faria. A canção Vinte e poucos anos, de Fábio Júnior, acompanhava o romance entre Marcos e Janete. O cantor Peter Tosh teve participação especial durante uma festa na casa da personagem Stella Simpson, cantando para todo o elenco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário